NPJ

Prezados Alunos,
Professores e Funcionários,

O texto do Novo Código de Processo Civil, que entrará em vigor no dia 18 de março de 2016, buscou valorizar a mediação e a conciliação como formas de pacificação de conflitos. 


Diante destes novos paradigmas apresentados pelo novo código de ritos, o Tribunal de Justiça da Bahia passou a promover sua adequação à nova realidade, através da implementação do CEJUSC - Centro Judiciário de Soluções Consensuais de Conflitos.

Como consequência da adoção de medidas direcionadas à busca de soluções consensuais de conflitos, uma das consequências foi que a implantação do CEJUSC absorveu o projeto do Balcão de Justiça e Cidadania, que passa a integrar este novo Centro de atividades.

Reunião sobre o CEJUSC no TJ-BA, dia 03.03.2016
Diante desta nova realidade, a Faculdade Apoio Unifass está ajustando com o TJ-BA a amplitude da nossa parceria para, com a extinção do Balcão de Justiça e Cidadania, promovermos a adequação à nova realidade diante das diretrizes do CEJUSC. 

Assim, o Coordenador do Curso, Prof. Clever Jatobá tem mantido reuniões frequentes com a Assessoria Especial da Presidência, para ajuste a ampliação desta parceria de sucesso, que valoriza a nossa prática jurídica integrando as atividades do nosso NPJ - Núcleo de Pratica Jurídica.

Reunião sobre o CEJUSC no TJ-BA, dia 03.03.2016
No último dia 03.03.2016, em reunião na sede do TJ-BA, a Coordenação do Curso junto à Diretoria Acadêmica da Faculdade Apoio Unifass, levamos propostas ao Tribunal de Justiça dando andamento ao diálogo desta parceria.

Assim, aguardem as novidades que teremos em breve!!!

Por estas e outras é que temos a certeza de que estamos no caminho certo.

Um abraço a todos,

Prof. Me. Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito

FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: cleverjatoba@yahoo.com.br

Sites:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O BJC DE SIMÕES FILHO MUDOU DE LUGAR


Prezados Amigos,

Gostaríamos de compartilhar com todos, que com a conclusão da parceria com as Obras Sociais Irmã Dulce para a atuação do Balcão de Justiça e Cidadania de Simões Filho, a Faculdade Apoio Unifass firmou uma nova parceria para dar continuidade ao projeto. 


A nova parceria será desenvolvida com o GAPA e o ônibus de atendimentos estará localizado no Estacionamento no Juizado Especial Cível, sito à Av. Walter Aragão de Souza, S/N, Centro.

Um cordial abraço,

Prof. Me. Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito

FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: cleverjatoba@yahoo.com.br

Sites:

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

INAUGURAÇÃO DO BJC DE SÃO CRISTÓVÃO

  

Prezados Alunos, Professores e Funcionários,

Conforme previamente anunciado, às 9:30 h da manhã ensolarada de 2ª feira, dia 25 de Agosto de 2014, fora inaugurado o novo Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade APOIO UNIFASS.

O novo Balcão de Justiça da Faculdade APOIO UNIFASS fica situado no bairro de São Cristóvão, na sede da Associação Dom Bosco, no Centro Fábio Sandei, sito à 1ª Travessa Santo Agostinho, n.º 70, antigo final de linha de São Cristóvão.

Trata-se de uma nova parceria firmada entre a Faculdade Apoio, o Tribunal de Justiça da Bahia e a Associação Dom Bosco, que tem como escopo oferecer atendimento jurídico gratuito, bem como a promoção do acesso à justiça com base na realização de mediações de conflitos cíveis e da seara do Direito de Família. Este último será reduzido a termo e peticionado perante a Vara do Balcão de Justiça e Cidadania da Capital para que os acordos firmados sejam homologados judicialmente.

A solenidade oficial de inauguração deste Balcão de Justiça e Cidadania teve a participação de representantes dos três parceiros. Inicialmente, a solenidade contou com as benções do Padre Critófano Testa, Presidente Geral da Associação Dom Bosco, que foi seguido pela explanação do Diretor Geral da Associação Dom Bosco, Sr. José Gilmar Oliveira de Souza que esteve acompanhado pelo do Coordenador Administrativo da Associação, Sr. Eduardo Santos Batista.

Em seguida, representando a Faculdade Apoio Unifass, foi a vez da explanação da Diretora Acadêmica da IES, Prof.ª Cândida Maiffre Ribeiro Costa, que dando as boas vindas a todos, tratou sobre a importância das atividades sociais serem realizadas com amor, compromisso e harmonia para que seu êxito alcance a plenitude.

No terceiro momento, representando o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), a inauguração do BJC pode contar com a participação da Dra. Rosa Ferreira Costa, Juíza Coordenadora dos Balcões de Justiça e Cidadania da Capital Baiana, que ressaltou a importância do projeto como forma de viabilizar o acesso à justiça pelas comunidades carentes. Outrossim, ressaltou a importância da parceria firmada, além de ratificar a confiança no trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Faculdade Apoio Unifass perante as atividades do BJC.

Por fim foi a vez do Prof. Clever Jatobá, Coordenador do Curso de Direito, ressaltar a importância do projeto do Balcão de Justiça e Cidadania no processo de formação dos alunos do Curso de Direito, vez que permite aos estagiários do NPJ – Núcleo de Prática Jurídica – da Faculdade Apoio Unifass ter acesso aos atendimentos reais, prestando atendimento jurídico e orientações diversas, bem como, realizando as audiências e vivenciando as atividades práticas diante das audiências de mediações.

O evento contou ainda com a presença da Secretária Acadêmica da Faculdade Apoio Unifass, Prof.ª Rita Santiago e de um grupo de alunos da nossa IES, que foram conhecer o novo Balcão de Justiça e prestigiar mais esta conquista do Curso de Direito. Ademais, contou-se com a presença de representantes da comunidade de São Cristóvão e do Sr. Alberto Abbehussen, representando a Secretaria do BJC da Capital Baiana.

Assim, após a conclusão das solenidades de praxe, abriu-se espaço para o coquetel de abertura do Balcão de Justiça e Cidadania, qual garantiu à final da manhã um clima festivo próprio desta inauguração.
O Balcão de Justiça e Cidadania de São Cristóvão iniciará suas atividades à partir da manhã do dia 26.08.2014, contando com a atuação da Dra. Márcia Araújo e do Dr. Sérgio Bagdad, que estão aptos a mais este desafio da Faculdade Apoio Unifass.
Com mais este Balcão de Justiça funcionando, temos a certeza que as atividades de Estágio do Curso de Direito da Faculdade Apoio Unifass estarão sendo enriquecidas cada vez mais, visto que além das atividades simuladas, dos estudos de caso, das visitas técnicas aos órgão do Judiciário, das audiências, os alunos poderão desfrutar do contato real com a atividade de estágio, atendendo aos assistidos, realizando audiências e peticionando, de modo a fazer da experiência do estágio uma vivência muito proveitosa.
Esta nova conquista da Faculdade APOIO UNIFASS demonstra que estamos no caminho certo.

Um cordial abraço a todos,
Prof. Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito

FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: cleverjatoba@yahoo.com.br 
Diretora Acadêmica: candidamaiffre@faculdadeapoio.com.br 

Sites:
www.unifass.com.br 

 -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

NÚCLEO DE PRÁTICA JURÍDICA
A Equipe do Balcão de Justiça e Cidadania

Na manhã de 17.07.2013 foi inaugurado no Município de Simões Filho, na sede do Centro Educacional Santo Antônio (CESA), nas Obras Sociais Irmã Dulce, o Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade APOIO UNIFASS.


O Balcão de Justiça e Cidadania de Simões Filho é resultado da tríplice parceria firmada entre a Faculdade APOIO UNIFASS com o Tribunal de Justiça da Bahia e as Obras Sociais Irmã Dulce, qual garantirá por um ano o atendimento jurídico e a realização de audiências de Mediações de conflitos na seara do Direito de Família e outras para a comunidade carente do município.
As atividades contarão com a atuação dos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade para viabilizar o atendimento das famílias carentes do município.

Drª. Márcia, Carla, o Dr. Clever Jatobá e o Dr. Sérgio Bagdad

Com a implementação do Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade APOIO UNIFASS, os atendimentos ao público e as atividades práticas do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade contarão com uma nova composição do seu quadro de funcionários.

Assim, com imensa satisfação, vimos apresentar a equipe do NPJ - Núcleo de Prática Jurídica, qual contará, doravante, com a atuação do Dr. Sérgio Bagdad e da Dr.ª Márcia Araújo.

Conforme explica o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Clever Jatobá, a equipe de trabalho do Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade Apoio Unifass foi selecionada de forma bem criteriosa, homenageando a qualificação dos mesmos, pois "foi selecionada profissionais que já trazem consigo o know-how necessário para o desenvolvimento das atividades, por já terem no currículo experiências anteriores no projeto".

 A equipe é formada pelo Supervisor, Dr. Sérgio Bagdad, qual já trabalha no projeto do Balcão de Justiça e Cidadania há alguns anos, lidando diretamente com a Secretaria Geral dos Balcões da Capital, integrando a equipe que fiscaliza o cumprimento dos requisitos legais nas petições, bem como analisa os documentos que instruem a petição, para que seja apresentada ao Ministério Público e, posteriormente, ao Juiz responsável pela homologação.


O trabalho contará com a assessoria cotidiana da Advogada, Dr.ª Márcia Araújo, que irá acompanhar os trabalhos dos estagiários, orientando-os juridicamente, bem como assinando as petições que serão levadas pelo Supervisor à homologação.

O Prof. Clever Jatobá atesta a qualidade de ambos: "Conheço-os de perto, pois ambos forma meus alunos. O Dr. Sérgio Bagdad foi meu aluno na própria Faculdade Apoio e a Dr.ª Márcia Araújo foi minha aluna na Unijorge e ambos são muito sérios, comprometidos e capacitados".

No período inicial de implementação do projeto, o mesmo será subordinado diretamente à Coordenação do Curso de Direito, sendo acompanhada as atividades de perto pelo Prof. Clever Jatobá, assumindo interinamente a Coordenação do NPJ e do BJC até que seja nomeado pela Diretoria Geral um novo Coordenador do NPJ da Faculdade Apoio Unifass.

Vale sinalizar diante da cumulação do cargo de Coordenador do NPJ ao Coordenador do Curso, a propósito, que o Prof. Clever Jatobá tem em seu currículo a Coordenação do NPJ de outra IES, na qual atuou como Coordenador Geral das atividades do Balcão de Justiça e Cidadania ao longo do ano de 2011 (FABAC), bem como, atualmente tem estado à frente do BJC da Boca do Rio (desde 2013), atuando como Supervisor, Mediador e Advogado, fato o que lhe coloca numa condição bem favorável à administração da implementação destas atividades, dando segurança de que as atividades serão realizadas a contento.
  
Para o semestre de 2014.2, a Coordenação de Curso prepara algumas novidades para as atividades de Estágio. Inicialmente as atividades do NPJ serão ampliadas, pois no final de 2014.1 a Faculdade APOIO UNIFASS expandiu suas atividades, firmando o convênio para assumir o Balcão de Justiça e Cidadania de São Cristóvão, qual, a propósito, decorre de uma parceria com a Associação Dom Bosco, onde as atividades serão desenvolvidas no turno matutino.

FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: clever.jatoba@faculdadeapoio.com.br

Sites:

 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Balcão de Justiça de São Cristóvão




Prezados Alunos, Professores e Funcionários,



Após alguns meses de negociação, temos a grata satisfação de comunicar oficialmente  a ampliação das atividades do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Apoio, diante do NOVO convênio firmado perante o Balcão de Justiça e Cidadania para 2014.2.


Desta vez, passará a integrar a parceria com a Faculdade Apoio Unifass e o Tribunal de Justiça da Bahia, a Associação Dom Bosco, onde estará funcionando o Balcão de Justiça e Cidadania do bairro de São Cristóvão.

As atividades do Balcão de Justiça e Cidadania estão vinculada ao Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) da Faculdade Apoio Unifass e estarão sendo desenvolvidas no Centro Fábio Sandei, situado à 1ª Travessa Santo Agostinho, n.º 70, São Cristóvão, CEP 41.510-225.

O Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade Apoio Unifass em São Cristóvão funcionará no turno matutino, das 8:30 às 12h, de modo a preservar as atividades no Balcão de Justiça e Cidadania de Simões Filho no turno vespertino no período das 13 às 17 horas.

A equipe no comando do novo Balcão de Justiça e Cidadania do NPJ da Faculdade Apoio Unifass continuará sendo capitaneada pelo Prof. Clever Jatobá, tendo consigo a Dra. Márcia Araújo como Advogada e o Dr. Sérgio Bagdad, como supervisor.

No que tange aos atendimentos e audiências a serem realizados, o Balcão contará com a participação dos Alunos das disciplinas de Estágio Cível e Mediação e Arbitragem, bem como, dos estagiários voluntários que tiverem interesse a participar.

O novo Balcão de Justiça e Cidadania da faculdade Apoio Unifass, em São Cristóvão tem uma excelente infraestrutura, que permite a excelência no atendimento das comunidades carentes da redondeza, garantindo o acesso à justiça por meio da mediação de conflito e da promoção de sentenças homologatórias dos acordos, bem como, serva à garantia da cidadania, reafirmando, assim, o compromisso social do Curso de Direito com a comunidade.

Vale ressaltar, que o início das atividades está previsto para a manhã do dia 25 de Agosto de 2014, às 9:00h, onde será inaugurado este novo Balcão de Justiça da Faculdade Apoio Unifass.

Um cordial abraço a todos,

Prof. Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito

FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: cleverjatoba@yahoo.com.br 
Diretora Acadêmica: candidamaiffre@faculdadeapoio.com.br 

Sites:
www.unifass.com.br 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------


INAUGURAÇÃO  DO BALCÃO DE JUSTIÇA 
DE SIMÕES FILHO


Às 10 horas da manhã do dia 17/07/2013 foi inaugurado o Balcão de Justiça e Cidadania da Faculdade APOIO UNIFASS na sede do Centro Educacional Santo Antônio (CESA) nas Obras Sociais Irmã Dulce.
Resultado da parceria entre a Faculdade Apoio Unifass com o Tribunal de Justiça da Bahia e as Obras Sociais Irmã Dulce, o Balcão de Justiça e Cidadania estará em atuação no município de Simões Filho à partir do dia 18/07/2013, contando com a atuação dos estagiários do Núcleo de Prática Jurídica da Faculdade pata viabilizar o atendimento das famílias carentes do município.

A abertura do evento ficou a cargo da apresentação musical do Coral do Tribunal de Justiça, que promoveu um momento lúdico de ímpar beleza.
Em seguida o cerimonial deu início à solenidade de abertura convidando a Superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce, Sra. Maria Rita Lopes Pontes que deu as boas vindas a todos os presentes, falou sobre as Obras Sociais Irmã Dulce, além de se pronunciar acerca da importância da concretização deste projeto.

Após o pronunciamento inicial de abertura, foi a vez da Diretora Acadêmica da Faculdade Apoio Unifass, Prof.ª Maria Cândida Maiffre Ribeiro Costa falar acerca da importância parceria firmada com o Tribunal de Justiça e com as Obras Sociais Irmã Dulce.
Em seguida, a mesma convidou o Coordenador do Curso de Direito, Prof. Clever Jatobá, a se pronunciar. O mesmo tratou acerca da mediação e da conciliação como formas de solução de conflitos e a importância do Balcão de Justiça e Cidadania como meio de efetivação do acesso à justiça, além de ressaltar a importância e a função social que este projeto tem, o mesmo sinalizou o quão gratificante é colaborar com as Obras Sociais Irmã Dulce.


Após os representantes das Obras Sociais Irmã Dulce e da Faculdade Apoio Unifass foi a vez da representante do Tribunal de Justiça, Dr.ª Rosa Ferreira de Castro, Juíza Coordenadora dos Balcões de Justiça e Cidadania da Capital.

A Dr.ª Rosa tratou da importância deste projeto, sinalizando a relevância da gratuidade do serviço prestado, o que facilita o acesso à justiça, haja visto o fato do público alvo do Balcão de Justiça e Cidadania serem famílias carentes.

Outrossim, a mesma compartilhou um pouco da sua experiência no Balcão e ressaltou a qualidade da equipe do Balcão da Faculdade Apoio Unifass, haja visto o fato da mesma ter tido oportunidade de lidar anteriormente com o trabalho do Dr. Sérgio Bagdad (Supervisor), da secretária, Carla e do Dr. Clever Jatobá.

Após a conclusão dos pronunciamentos oficiais, a solenidade de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania contou com a  apresentação musical do Coral Infantil das Obras Sociais Irmã Dulce, que emocionou a todos os presentes.

Dado por encerrada a solenidade, abriu-se espaço para o coquetel de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania, proporcionado pela Faculdade Apoio Unifass.

Vale à pena ressaltar a presença do Prefeito do Município de Simões Filho, o Dr. Eduardo Alencar, que veio interagir com a equipe do Balcão de Justiça e Cidadania e dar seu apoio ao projeto. O mesmo interagiu com os representantes da Faculdade Apoio Unifass, bem como das Obras Sociais Irmã Dulce, valorizando a importância do projeto para a cidade.


Além do Prefeito e outras autoridades municipais, como o Presidente da Câmara dos Vereadores, alguns Vereadores e Secretários do Município, vale ressaltar a participação dos Professores, Alunos e Estagiários da Faculdade Apoio Unifass que compartilham deste momento, compreendendo a importância do projeto para o Núcleo de Prática Jurídica da IES.

O projeto do Balcão de Justiça e Cidadania, além do seu papel social e da viabilização do acesso à justiça, valoriza o Núcleo de Prática Jurídica e o próprio Curso de Direito da IES, pois com a parceria com o Tribunal de Justiça, os alunos / estagiários atendem a comunidade, mediam os conflitos, peticionam com o termo de acordo que são levados à 1ª Vara cível ou de família da comarca, ou para a Secretaria do Balcão de Justiça para que receba o parecer do Ministério Público e posteriormente um magistrado responsável possa homologar o acordo.

Após o coquetel de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania foi aberto o Ônibus Escritório, local onde os atendimentos serão realizadas, e assim foi promovida as primeiras reuniões da equipe do Balcão com a Dr.ª Rosa e como Prof. Clever Jatobá.

O dia 17 foi voltado apenas para a solenidade e os festejos de inauguração do Balcão de Justiça e Cidadania, mas as atividades de atendimentos à comunidade e orientações iniciaram à partir do dia 18 de Julho de 2013.

As atividades acontecerão normalmente no turno Vespertino, onde haverá triagem dos atendimentos, orientações jurídicas e onde serão agendadas as audiências de mediação de conflitos.


FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: clever.jatoba@faculdadeapoio.com.br

Sites:


Um comentário:

  1. Sempre dedicado este coordenador, no dia que ele me der uma sala pequena, eu formo um DA!

    ResponderExcluir