Semana Jurídica

SEMANA JURÍDICA

Dentre as mais tradicionais das atividades realizadas pelo Curso de Direito temos a SEMANA JURÍDICA, evento que permite a apresentação de um ciclo de palestras sobre temas relevantes e contemporâneos no universo jurídico.

I e II SEMANA JURÍDICA
2011.1 e 2011.2
Coordenação Científica: Prof. Ruy Sérgio Deiró

Este evento, teve sua 1ª edição realizada em 2011.1, sob a Coordenação Científica do Prof. Ruy Sérgio Deiró, então Coordenador do Curso de Direito da Faculdade Apoio Unifass.

Inicialmente o evento era realizado no Auditório da Sala 22, tendo uma palestra por dia, abrindo espaço para questionamentos dos alunos e demais participantes do evento.

Palestra do Dep. Fed. Sérgio Carneiro

Palestra do prof. Clever Jatobá (12.05.2011)

Mesa do dia 11.05.2011 - Palestrante Dr. Miguel Moacyr Lima

Nas duas primeiras edições da Semana Jurídica, os alunos tiveram a oportunidade de assistir a palestras como do Deputado Federal Sérgio Barradas Carneiro,  do em Promotor da Infância e Juventude Prof. Dr. Miguel Moacyr Lima, do Procurador do Estado de Sergipe Dr. Thiago Bockie, bem como dos professores da IES tais como Ruy Sérgio Deiró e Clever Jatobá.



III SEMANA JURÍDICA
De 19 a 22 de Março de 2012
Coordenação Científica: Prof. Clever Jatobá

À partir da 3ª edição da Semana Jurídica, a Coordenação Científica do evento ficou à cargo do Prof. Clever Jatobá.

O evento foi realizado no período de 19 a 22 de Março de 2012, contando com 4 dias de atividades, tendo como palestrantes nomes como o Advogado Eleitoral, Dr. Alah Góes, o Juiz da Vara de Família, Dr. Alberto Raimundo Gomes dos Santos, o Promotor da 1ª Vara do Júri, Dr. David Galo e o Advogado Geral da União, Dr. Reinaldo Couto, além dos Professores da casa, Prof. Eduardo Rodrigues, Prof. Clever Jatobá, Prof. Eberte Menezes e o Prof. Cristiano Lázaro. 


Cartaz - III Semana Jurídica 2012.1

Diante da adesão em massa dos alunos da IES e dos Professores, o sucesso do evento exigiu que as atividades saíssem do Auditório da sala 22 e fosse relocado para o Auditório Aberto da Faculdade, no qual comportou uma média de 220 alunos participantes.


À partir de então o formato do evento passou a comportar duas palestras diárias, permitindo, assim, a participação de um palestrante convidado e de um dos professores da IES, de modo a valorizar o talentoso corpo docente da Faculdade Apoio Unifass.

Dr. Alberto Raimundo Gomes dos Santos -
III Semana Jurídica da Faculdade APOIO UNIFASS. (21.03.2012)

Prof. Clever Jatobá, a Prof.ª Cândida Maiffre e o Prof. Reinaldo Couto -
III Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass (19.03.2012)

Prof. Clever Jatobá, o Dr. David Galo e o Prof. Cristiano Lázaro 
III Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass (22.03.2012)

IV SEMANA JURÍDICA
De 05 a 07 de Novembro de 2012
Coordenação Científica: Prof. Clever Jatobá

No período de 05 a 07 de Novembro de 2012 foi  realizada a IV Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass, transcendendo aos imites dos discentes da Faculdade, contando com a participação de alunos de outras IES.

Cartaz - IV Semana Jurídica 2012.2
 Desta vez, o já tradicional evento do Curso de Direito focou na participação efetiva dos Professores da casa, quais assumiram a pauta principal das palestras. Assim, o evento contou com a apresentação dos Professores Rubem Valente, Leonardo Vinícius Santos de Souza,  Paloma Braga, Cristiano Lázaro e Clever Jatobá.

Desta vez, o espaço para Professor convidado ficou com a palestra do renomado advogado consumerista baiano, Dr.  Josinaldo Leal .

Um dos motivos do sucesso do evento se dá pela diversidade, relevância e pela contemporaneidade dos temas selecionados, quais, nesta edição, passearam desde o Direito Penal, passando pela Responsabilidade Civil, pelo Direito de Família, Empresarial até alcançar o Direito do Consumidor.

A qualidade dos palestrantes, além de garantir o interesse e a empolgação do público que, a cada edição, consegue garantir a plena e ascendente lotação do espaço físico do Evento, permite ao público estar em sintonia com temas atuais, apresentados por uma abordagem dinâmica e interessante.

V SEMANA JURÍDICA
De 13 a 16 de Maio de 2013
Coordenação Científica: Prof. Clever Jatobá

Cartaz - V Semana Jurídica 2013.1
Em 2013.1, no período de 13 a 16 de Maio, a Semana Jurídica da Faculdade Apoio UNIFASS alcança a sua V edição de forma consolidada, como um evento maduro e respeitado pela comunidade acadêmica, que a cada edição só tem melhorado.

Mais uma vez o evento contou com quatro dias de atividades, mantendo o formato de um Professor convidado e um professor da casa. Neste formato tivemos as palestras dos renomados Professores convidados, Prof. Dr. Sebástian Melo, o Prof. Dr. Camilo Colani e o Prof. Cleudison Bastos.


Entre os professores da casa, desta vez o evento contou com a participação do Prof. Cristiano Lázaro, Prof. Rubem Valente, Prof.ª Adriana Aureliano e do Prof. Clever Jatobá.

A novidade desta edição foi a palestra de um aluno, o Formando, Geraldo Magela, eu brindou o público com o resultado do seu TCC, trabalho este, que foi aproveitado pelo Governo do Estado da Bahia.

O destaque do já consagrado evento tem sido obtido diante da qualidade dos temas e dos palestrantes, congregando renomados convidados junto aos excelentes representantes do quadro de docentes da faculdade, quais tem conseguido apresentar de forma dinâmica e atrativa temas jurídicos relevantes que garantem o interesse da nossa sociedade acadêmica e atesta a qualidade do nosso ensino jurídico. 


VI SEMANA JURÍDICA
27 e 28 de Novembro de 2013
Coordenação Científica: Prof. Clever Jatobá 



Cartaz - VI Semana Jurídica, 2013.2
A 6ª edição da SEMANA JURÍDICA da Faculdade APOIO UNIFASS ocorreu às 19 horas dos dias 27 e 28 de Novembro de 2013.


Na noite inaugural do evento, após a exibição do Hino nacional Brasileiro, a Diretora Acadêmica da Faculdade Apoio Unifass, Prof.ª Cândida Maiffre Ribeiro Costa promoveu oficialmente a abertura dos trabalhos, passando a condução dos trabalhos ao Prof. Cristiano Lázaro, que compôs a mesa junto aos palestrantes da noite.

Desta vez o destaque se deu ao Professor visitante, o Advogado, Prof. Rubens Vaz Júnior, que dividiu a pauta do evento com os professores da casa, Prof. Cristiano Pedreira, Prof.ª Daniela Carvalho e o Prof. Eduardo Rodrigues. 



A palestra de abertura ficou a cargo do Prof. Cristiano Pedreira, que com maestria promoveu considerações técnicas sobre um estudo de caso, qual seja, “O caso dos irmãos de Ondina”, fazendo uma abordagem crítica diante da influência da mídia sobre o Direito Penal. Após a palestra de abertura, foi a vez do evento receber a graciosidade do toque feminino, que ficou à cargo da Prof.ª Daniela Carvalho, que com seu talento encantou a todos os presentes ao abordar a temática da “Responsabilidade Civil pela perda de uma chance de cura”.


Os trabalhos da segunda noite do evento foram comandados pelo Coordenador do Curso de Direito e Coordenador Científico do Evento, o Prof. Clever Jatobá, que contou com a participação da Prof.ª Bartira Bastos na composição da mesa junto aos palestrantes.

A palestra inicial da segunda noite do evento ficou a cargo do Prof. Eduardo Rodrigues, que com primor tratou sobre “Espionagem, Comércio Internacional e a mitigação do Direito à Privacidade” fazendo referência direta aos lastimáveis episódios de espionagem internacional protagonizados pelo governo Norte Americano, que, de forma invasiva, desrespeitosa e vergonhosa tem espionado Chefes de Estado e autoridades diversas de vários países pelo mundo à fora, chocando o mundo pela falta de ética e pelo desrespeito à Soberania dos países vítimas da espionagem faz com que presente tema esteja na pauta de debates da VI Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass, não apenas por ser um tema super atual, mas por carecer de reflexões profundas da comunidade internacional.

Após o sucesso da palestra inicial da segunda noite do evento, os trabalhos seguiram à diante com a palestra do Professor Convidado, Prof. Rubens Vaz Júnior, que trouxe à pauta do tradicional evento acadêmico da Faculdade Apoio uma abordagem sobre a ótica do Direito Ambiental, apresentando como temática central a abordagem sobre Licitações sustentáveis.


O Sucesso da Semana Jurídica mostra o porque a Faculdade APOIO UNIFASS é a Instituição de Ensino Superior que mais cresce na região Metropolitana de Salvador, atestando que o investimento na qualidade do corpo docente da Faculdade é, sem dúvida alguma, o carro chefe do sucesso da IES.


VII SEMANA JURÍDICA
12, 13 e 14 de Abril de 2014 
Coordenação Científica: Prof. Clever Jatobá
e Prof.ª Adriana Aureliano

A 7ª edição da SEMANA JURÍDICA da Faculdade APOIO UNIFASS ocorreu às 19 horas dos dias 12 a 14 de Abril de 2014.

Mantendo a tradição, o evento teve em cada dia como Palestrante um professor da casa e um professor convidado, os quais buscaram abordar temáticas atuais, dando sobre eles, relevantes enfoques jurídicos. Assim, assuntos como A LEI DA COPA, o IPTU e a GREVE DA PM estarão na pauta do nosso evento, permitindo, assim, que estejamos concatenados com a realidade social em que vivemos.


Desta vez, o evento gratuito que computou 12 horas de atividades complementares aos participantes teve a Coordenação Científica do Evento foi dividida pelo Coordenador do Curso, Prof. Clever Jatobá, com a Prof.ª Msc. Adriana Aureliano, que ajudou na escolha dos palestrantes adequados às temáticas previamente escolhidas.

A abertura do evento, após a execução do Hino Nacional e das considerações do Coordenador do Curso, Prof. Clever Jatobá e da Diretora Acadêmica, Prof.ª Cândida Maiffre, ficou com o visitante, Prof. Camilo Carvalho, que tratou sobre o tema Técnicas alternativas de solução de conflitos. Em seguida, foi a vez do Prof. Milton Vasconcellos tratar sobre o IPTU: a galinha dos ovos de ouro da gestão municipal, apreciando o episódio do aumento do IPTU em Salvador-Ba.

A segunda noite do evento contou com a participação do Prof. Cleudison Bastos – professor de Direito do Trabalho da nossa IES – qual, em face dos problemas suportados pela Bahia com a greve da PM, abordou o tema, Greve: um direito ou um problema social?

Em seguida, tivemos a oportunidade de receber o Prof. Dr. Ruy Sérgio Deiró, ex-coordenador do Curso de Direito da Faculdade Apoio (professor licenciado da casa), que acabara de defender a sua teste de Doutorado e veio nos brindar com uma palestra sobre o mesmo tema, qual seja, “Apresentando a Lei, essa desconhecida. E porque algumas não pegam?”

A última noite do evento, contou com a abertura musical do Coordenador do Curso, Prof. Clever Jatobá, que agregou à cantoria, além do seu violão, a participação especial do bandolim do Lúcio Araújo, que além de músico e árbitro de futebol da Federação Baiana e da CBF, é professor de educação física e Bacharel em Direito.

Momento Musical - Duo com Clever Jatobá e Lúcio Araújo
Desta vez, a noite de encerramento da Semana Jurídica teve o desfecho do toque feminino, pois contou com o talento da visitante, Prof.ª Carliane Carvalho que tratou especificamente sobre “A Greve da PM: (I)legalidade sob a ótica constitucional”. Em seguida foi a vez da Prof.ª Msc. Liana Oliva – professora de IED e consumidor da nossa IES – que com seu brilhantismo costumeiro tratou sobre o tema “Desvendando os mistérios da Lei da Copa”.

Mais uma vez, a tradicional Semana Jurídica da Faculdade APOIO UNIFASS foi um sucesso... não apenas por conta do talento dos palestrantes, ou pela contemporaneidade e relevância dos temas, mas, também, pela participação em massa dos alunos da faculdade que lotaram o auditório da Faculdade.


VIII SEMANA JURÍDICA
29 e 30 de Outubro de 2014
Coordenação Científica: Prof. Clever Jatobá 

A 8ª edição da SEMANA JURÍDICA da Faculdade APOIO UNIFASS ocorreu às 19 horas dos dias 29 e 30 de Outubro de 2014.

Conforme planejado em Calendário Acadêmico institucional, nos dias 29 e 30 de Outubro, às 19 horas tivemos a realização da nossa VIII Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass, qual aconteceu, como de costume, no auditório da IES.


O nosso já tradicional evento acadêmico teve mais uma vez a Coordenação Científica do Prof. Clever Jatobá, que manteve o formato original do ciclo de palestras, contando com a palestra de um professor do corpo docente da Faculdade e um convidado de fora da IES.



Mantendo a estrutura solene tradicional, após a composição da mesa, o evento foi aberto com a exibição do Hino Nacional Brasileiro. Em seguida, o público que lotava o auditório recebeu as boas vindas da Diretora Acadêmica, Prof.ª Cândida Maiffre, que após seu pronunciamento passou a palavra ao Coordenador do Curso, Prof. Clever Jatobá, para que o mesmo desse o direcionamento das palestras da 1ª noite do evento.


Desta vez, a primeira noite contou a palestra de abertura do convidado, Dr. Addison Bastos, que apreciou o tema "Uma visão geral sobre a transparência na administração pública" fazendo um passeio sobre aspectos indispensáveis e relevantes do Direito Administrativo acerca da transparência da gestão.



Em seguida, após o palestrante responder às perguntas do público, foi a vez da palestra da nossa querida Prof.ª Tatiane Andrade Serfert que brindou o público com a explanação sobre o tema "O Direito Internacional dos refugiados"

Após a excelente exposição da Prof.ª Tatiane, mais uma vez, foi aberto o espaço para as perguntas e considerações finais sobre o tema, encerrando a primeira noite do evento com chaves de ouro.




A 2ª noite do evento teve a abertura musical do Prof. Clever Jatobá que agraciou os ouvidos do público tocando e cantando páginas musicais que refletem o "orgulho de ser nordestino", bem como, com base em uma das temáticas da noite de palestras, para colocar o público no clima, cantou um dos hinos de combate à Ditadura Militar, a belíssima canção "Pra não dizer que não falei das flores" (Caminhando e cantando...), de Geraldo Vandré.


Após o momento lúdico de abertura da noite de palestras, sem demoras, foi dada a palavra ao palestrante convidado Prof. Dr. Yuri Carneiro que abordou o tema "Alterações criminais da Lei n.º 12.971/14 nos crimes de trânsito".


Por derradeiro, a palestra de encerramento das atividades acadêmicas ficou por conta do Prof. Leite Matos, qual fez um excelente passeio sobre a Ditadura Militar, abordando com maestria o tema "50 anos da Ditadura Militar: Memórias que não podem ser esquecidas, como garantia da redemocratização e da liberdade".
 

A riqueza de conteúdo foi a marca desta semana jurídica, que, mais uma vez, permitiu ao público desfrutar de aspectos relevantes do Direito contemporâneo.



O sucesso do evento, mais uma vez, pode ser medido pela participação da nossa comunidade acadêmica, onde alunos e professores lotaram o auditório aberto da Faculdade Apoio Unifass, prestigiando o evento e ratificando o interesse de todos nesta incessante busca pelo conhecimento e sedimentação do aprendizado.
 


IX SEMANA JURÍDICA
27 , 28 e 29 de Maio de 2015
Coordenação Científica: Prof. Me. Clever Jatobá 

A 9ª edição da SEMANA JURÍDICA da Faculdade APOIO UNIFASS aconteceu às 19 horas dos dias 27, 28 e 29 de Maio de 2015 no auditório térreo da IES.


IX SEMANA JURÍDICA

Temas atuais, modernos e consentâneos com o momento vivenciado pelo Direito, de modo que, este semestre de 2015.1, assuntos como a o projeto de lei da terceirização, o novo Código de Processo Civil fizeram parte da pauta, que, entre outros temas, ainda contou com a palestra sobre a visão jurídica do best seller 50 tons de cinza e sobre o ativismos judicial.
Prof. Cleudison Bastos, Prof.ª Ma. Mayana Sales,
Prof.ª Cândida Maiffre e Prof. Me. Clever Jatobá.

A 9ª edição da Semana Jurídica trouxe na 1ª noite ao público nomes como a Prof.ª Ma. Mayana Sales, que com grande desenvoltura abordou a temática "Testamento Vital e sua compatibilidade com o Direito penal Brasileiro" e o Prof. Cleudison Bastos, qual enfrentou como temática a terceirização, abordando o tema "O Projeto de Lei n.º 4330: uma reflexão crítica sobre os efeitos jurídicos da terceirização".


Prof.ª Ma. Mayana Sales (27.05.2015)

Prof. Cleudison Bastos (27.05.2015)

No 2º dia foi a vez do convidado, Prof. Jarleno Oliveira Júnior cuidar do tema "O novo CPC e os super poderes dos juízes: confronto entre o devido processo legal, a celeridade processual e a razoável duração do processo".


Prof. Jarleno Oliveira Jr, Prof.ª Ma. Cândida Maiffre
e Prof. Me. Clever Jatobá (28.05.2015).

Em seguida foi a vez do Prof. Me. Clever Jatobá que abordou acerca do tema  "Os 50 tons de cinza sob a ótica do Direito Civil Brasileiro", debatendo sobre sexualidade e sadomasoquismo em face dos contratos, tecendo uma reflexão sobre a autonomia da vontade, a liberdade contratual, a dignidade humana e os direitos da personalidade.


Prof. Me. Clever Jatobá (28.05.2015)

A última noite do evento trouxe a ilustre participação de um dos maiores expoentes baianos do Direito Brasileiro, o Prof. Dr. Ricardo Maurício Freire Soares brindou o público com seu vasto conhecimento, tratando acerca do "Ativismo Judicial: riscos, limites e possibilidades no neoconstitucionalismo brasileiro".



Prof. Dr. Ricardo Maurício, Prof.ª Ma. Cândida Maiffre
Prof. Me. Clever Jatobá e o Prof. Milton Vasconcellos
(29.05.2015)

Por derradeiro, o encerramento do evento ficou à cargo da palestra do Prof. Prof. Milton Vasconcellos que, com base no lançamento do seu livro de Hermenêutica Jurídica, enfrentou como tema o inusitado questionamento "Podem condomínios com elevadores pagarem IPVA? Uma reflexão hermenêutica aplicada ao Direito Tributário".


Prof. Milton Vasconcellos (29.05.2015)

Mais uma vez o ciclo de palestras da consagrada Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass foi um sucesso.



X SEMANA JURÍDICA
28, 29 e 30 de Outubro de 2015
Coordenação Científica: Prof. Me. Clever Jatobá

A Semana Jurídica da Faculdade Apoio Unifass chega à sua X edição em plena ebulição de conhecimentos e diversidade de temas, mantendo sempre a tônica de abordar assuntos atuais e coadunar palestrantes convidados com o professores da casa.

O evento aconteceu no turno noturno dos dias 28, 29 e 30 de Outubro de 2015 à partir das 19 horas.

O já tradicional evento jurídico alcança a sua 10ª edição, mais uma vez, sendo assinada sua Coordenação Científica pelo Prof. Clever Jatobá - Coordenador do Curso.

Como de costume, as atividades apresentaram palestras de professores da IES juntamente com palestrantes convidados, que explanam sobre temas atuais, com enfoques relevantes ao processo de formação profissional dos nossos estudantes.

Nesta edição o evento contou com as palestras do Prof. Dr. Josinaldo Leal, seguida pelo convidado, Dr Leonardo Vieira.

Dr. Josinaldo Leal apreciou o tema "A responsabilidade os meios de comunicação pelo conteúdo das mensagens publicitárias", ao tempo em que, o palestrante convidado, Prof. Leonardo Vieira, abordou o tema, "A responsabilidade civil do médico e do hospital no Direito brasileiro".

Nesta oportunidade, homenageou-se os alunos da nossa Faculdade que lograram êxito no Exame da Ordem dos Advogados, tendo uma expressiva aprovação dos inscritos na tão temida Prova da OAB, com quase 100% de aproveitamento.

A segunda noite foi abrilhantada com as palestras de lançamento dos livros do palestrante convidado, Prof. Edem Napoli e do Coordenador do Curso de Direito, o Prof. Me. Clever Jatobá, que compartilharam suas obras jurídicas com preço promocional perante a comunidade acadêmica da Faculdade Apoio Unifass.

Prof. Edem Nápoli abordou o tema, "Brasil: estado láico, gracas a Deus", ao tempo em que o Prof. Me. Clever Jatobá palestrou sobre o tema do seu livro, qual seja, a "Pluralidade das Entidades Familiares".

"Tenho a grata satisfação de poder lançar meu livro "Pluralidade das entidades familiares" na Faculdade Apoio Unifass, Instituição de Ensino que me acolheu de forma ímpar me oportunizando desenvolver um trabalho de qualidade diante da Coordenação do Curso e das turmas que ao longo destes anos tenho lecionado" - fez questão de pontuar o Prof. Jatobá.

O último dia ficou a cargo do convidado, Prof. Ângelo Boreggio que palestrou junto com a Prof.ª Dulce Feitosa, fechando o evento com chaves de ouro.

Ao tempo em que o palestrante convidado, Prof. Me. Ângelo Boreggio enfrentou a temática "Publicidades e o Código de Defesa do Consumidor", a nossa querida Prof.ª Dulce Feitosa encarando o novo CPC, abordou o tema, "A resposta do Réu no novo Código de Processo Civil".

Para a nossa felicidade, mais uma vez, o evento foi um sucesso. Não apenas pelas excelentes palestras, mas, principalmente, pela presença dos nossos alunos que prestigiaram a nossa atividade acadêmica.


Agradecemos o carinho dos alunos, dos colegas professores e da Faculdade Apoio Unifass, no nome do Diretor, Daniel Lugui e da Diretora, prof.ª Cândida Maiffre, pela confiança de sempre e pelo apoio irrestrito aos eventos institucionais quais têm sido realizados na Faculdade Apoio Unifass nos últimos anos, fazendo da mesma uma referência no ensino jurídico da Região Metropolitana de Salvador.


XI SEMANA JURÍDICA

16 e 17 de Maio de 2016
Coordenação Científica: Prof. Me. Clever Jatobá



Às 19 horas dos dias 16 e 17 de maio de 2016, no Auditório térreo da Faculdade Apoio Unifass, tivemos a realização da XI SEMANA JURÍDICA da Faculdade Apoio Unifass.


O tradicional evento jurídico do Curso de Direito foi mais uma vez Coordenado Cientificamente pelo Prof. Me. Clever Jatobá (Coordenador do Curso de Direito), que comandou as atividades juntamente com a Diretora Acadêmica, Prof.ª Ma. Cândida Maiffre.

Como de costume, o evento foi aberto com a composição da mesa e a exibição do Hino Nacional Brasileiro.

A palestra de abertura do evento contou com a ilustre presença do insigne Prof. Dr. Edvaldo Brito, que brindou a todos os presentes com as refleões sobre "O mundo digital e o futuro da atividade jurídica".

Na brilhante explanação o notável palestrante teceu reflexões diversas sobre o marco regulatório da internet e demais legislações que regulam as relações com o mundo virtual, inclusive alcançando o Novo CPC.

Com límpida clareza e altivez, o notável professor tratou do acesso à internet a todos os brasileiros, como meio de exercitar-se a cidadania, sendo, portanto, mais um direito essencial que precisa ser efetivamente garantido.

A explanação do Prof. Edvaldo Brito foi memorável. Talvez, a melhor palestra conferida dentre todas as edições da Semana Jurídica, de modo que o mesmo concluiu sua explanação sendo ovacionado pelo púbico que lotada o auditório.

A segunda palestra da noite ficou a cargo do Prof. Me. Gustavo Vilas Bôas que deu continuidade aos trabalhos abordando o tema "Direito Urbanístico: um olhar sobre a Salvador do Século XXI".

O nosso festejado professor promoveu um passeio sobre o crescimento urbano desorganizado, sobre o impacto ambiental dos empreendimentos imobiliários, teceu reflexão crítica sobre os investimentos em mobilidade urbana feitas pelo Estado, cem como refletiu sobre a necessidade de medidas efetivas para otimização do transporte urbano.

Em sua explanação o professor Gustavo Vilas Boas apresentou fotos antigas da festejada Capital baiana, fazendo um paralelo com a realidade atual. Além de apresentar alguns problemas de mobilidade urbana e medidas que já estão sendo implementadas, o mesmo ainda apresentou soluções utilizadas em outros países para otimização do transporte urbano, que garantem a melhoria na qualidade de vida da população.

O segundo dia do evento teve a palestra inicial da visitante, Prof.ª Juliana Cabral, que explanou sobre "Os reflexos do novo CPC no Processo do Trabalho".

Com a entrada em vigor do novo CPC, a palestrante pode passear sobre as novidades do código de ritos brasileiro que incidem na Justiça do Trabalho, dando um panorama da realidade atual.

Em seguida foi a vez do penalista da casa, o festejado Prof. Cristiano Lázaro brindar a todos com suas reflexões sobre "Mais uma MATRIX do Sistema Jurídico Brasileiro", tema que o mesmo já havia publicado um texto em nosso BLOG DE DIREITO.

O Prof. Cristiano Lázaro abriu sua explanação emocionando a todos os presentes com uma singela homenagem ao Prof. Clever Jatobá, a quem o mesmo agradece em público por guia-lo nas trilhas da vida acadêmica. 

Costumeiramente, ambos propagam que são irmãos gêmeos e a homenagem prestada retrata uma ode à amizade pura e verdadeira, pois como diz o provérbio popular "há irmãos que não são amigos e amigos que são verdadeiros irmãos". 

O Professor traçou as diretrizes da sua palestra nas reflexões  acerca da decisão do STF sobre o afastamento do Dep. Eduardo Cunha da presidência da Câmara de Deputados, ponderando sobre o foro por prerrogativa de função que, apesar de ser afastado da função, foi mantido como foro privilegiado.

Assim, o nosso professor explanou sobre o sistema jurídico paralelo que tem sido criado pelo STF em decisões que subvertem o ordenamento jurídico brasileiro, fato este, que o mesmo comparou à obra cinematográfica MATRIX.

Com mais uma noite lotada, a 11ª edição da Semana Jurídica chega ao fim, atestando o sucesso do evento. Além do brilhantismo dos palestrantes, o evento teve um espetáculo à parte, protagonizado pelos alunos que lotaram o auditório em ambos os dias, aos quais parabenizamos pela dedicação e empenho na busca pelo conhecimento.

Mais uma vez afirmamos que por estas e outras atividades acadêmicas é que temos a certeza de que estamos no caminho certo.



XII SEMANA JURÍDICA
24 e 25 de Outubro de 2016
Coordenação Científica: Prof. Me. Clever Jatobá 

Às 19 horas dos dias 24 e 25 de outubro de 2016 tivemos a realização da XII Semana Jurídica da Faculdade APOIO UNIFASS no auditório térreo da IES.
O evento teve mais uma vez a Coordenação Científica do Prof. Me. Clever Jatobá e desta vez contou com a presença do novo Diretor Administrativo, Prof. Marcel Kazuo, que juntamente com a Prof.ª Cândida Maiffre, Diretora Acadêmica participaram da abertura do evento.

Com o sucesso da mesa redonda realizada no último dia 10 de outubro de 2016, referente ao projeto DIÁLOGO INTERDISCIPLINAR, idealizado pelo Prof. Mário Bastos junto à Prof.ª Bartira Bastos, o primeiro dia da tradicional semana jurídica buscou inovar no formato e adotar a "mesa redonda", usando um tema central, com explanação das ideias e debate entre os palestrantes, devidamente mediado.

Neste formato, o tema central abordado foi o "POLIAMORISMO e os novos desafios do Direito de Família contemporâneo", contando com as explanações do Prof. Me. Clever Jatobá, da Prof.ª Ma. Dora Diamantino e da Prof.ª Lize Borges, contando com a eficiente e talentosa mediação do Prof. Mário Bastos.

O debate sobre poliamorismo, teve, numa perspectiva interdisciplinar, reflexões históricas, filosóficas, psicológicas e jurídicas, apreciando os aspectos variados de tal realidade de uma forma técnica, coerente e crítica, evitando os contornos do senso comum e as colocações vulgares ou preconceituosas.

Segundo o Prof. Mário Bastos, "o novo formato da Semana Jurídica possibilitou um contato mais dinâmico entre palestrantes e alunos. Mais ainda, o formato de mesa redonda estimulou um debate instigante que explorou posições divergentes e enriqueceram a abordagem acerca do assunto. Sem dúvida alguma, trata-se de um avanço e o reflexo da qualidade da Coordenação de Curso e de um corpo docente que estão sempre preocupados em melhorar o ensino jurídico". 

O segundo dia retomamos o tradicional formato de palestras, contado com a Palestra do convidado especial, o Prof. José Aras, que veio abordar a temática da "Improbidade Administrativa no cenário contemporâneo", fazendo reflexões concatenadas com a realidade política em que vivemos.

Em seguida foi a vez do festejado Prof. Me. Angelo Boreggio que apreciou como tema o "Aniversário do CTN: Teríamos mesmo o que comemorar?" A palestra apresentou uma abordagem crítica acerca da realidade tributária do nosso país, apreciando a necessidade de uma reforma tributária para alavancar o país.

Vale salientar a presença de vários alunos de outras IES, tais como da UNIME, Faculdade Ruy Barbosa e da Faculdade Maurício de Nassau, além de ex alunos da Faculdade que prestigiaram nosso evento ajudando a lotar o nosso auditório, atestando, assim, o sucesso de mais uma edição da nosso tradicional evento jurídico.

O evento, mais uma vez, foi um sucesso. Não apenas pela qualidade dos palestrantes que, com grande maestria, abordaram temas relevantes e contemporâneos, mas, principalmente, pela presença maciça dos nossos alunos e professores, bem como dos alunos visitantes que lotaram a Semana Jurídica, demonstrando interesse e comprometimento com o seu processo de formação profissional.

Gostaríamos de agradecer ao apoio de todos para mais uma edição de sucesso da nossa Semana Jurídica. É por essas e outras que temos a certeza de que estamos no caminho certo.

XIII SEMANA JURÍDICA
16 , 17 e 18 de Maio de 2017
Coordenação Científica: Prof. Me. Clever Jatobá 

Como foi anunciado anteriormente, nos dias 16, 17 e 18 de Maio de 2017, às 19 horas, foi realizada no Auditório Térreo da Faculdade APOIO UNIFASS a XIII Semana Jurídica, tradicional evento do Curso de Direito da nossa IES.

As atividades foram abertas pelo Coordenador do Curso, Prof. Me. Clever Jatobá, que, mais uma vez, assina o evento como Coordenador Científico.

Vale salientar que o evento computou 12 horas de atividades complementares a todos que participaram, não apenas aos alunos da casa, mas também aos alunos visitantes, que de outras IES estiveram presentes prestigiando nosso evento.

A noite inicial teve uma mesa de debates que adotou como temática central os Direitos de Minorias, promovendo um corte epistemológico que deu enfoque nos direitos à comunidade LGBT, nos Direitos das Mulheres e a igualdade de gênero, bem como, no combate à discriminação racial com base no respeito e na igualdade aos negros.

Para tanto, as atividades foram conduzidas pelo Professor da casa, Dr. Enézio de Deus que debateu junto às Professoras convidadas, Dra. Salete Maria da Silva e a Ma. Mabel Freitas, que com brilhantismo abordaram tais relevantes temas.

O segundo dia do evento adotou o formato de palestras, contemplando a Palestra do Prof. Rubem Valente sobre Direito de Família e do visitante, Prof. Me. Marinho Soares, que com imensa propriedade tratou da Segurança Pública em nosso país.
Nesta feita, podemos ser agraciados com o Lançamento do Livro "Direito Civil Facilitado", de autoria do Prof. Rubem Valente, qual nos orgulha poder contar com o mesmo em nossa seleta equipe de professores.

O livro foi vendido com preço especial e os alunos e professores que adquiriram puderam pegar o autógrafo do nosso querido professor.

Diante do cenário de inquietação política, o Governo tenta a todo custo aprovar, mesmo em contraposição à opinião pública, um pacote de Reformas Trabalhistas e Previdenciárias, com um falacioso discurso de que tais medidas alavancariam o país. Diante de tal situação, como de costume, a Semana Jurídica da Faculdade APOIO UNIFASS não podia deixar de apreciar tais temas.

Assim, a última noite do nosso tradicional evento trouxe à baila um debate na mesa redonda sobre a Reforma Trabalhista e sobre a Reforma Previdenciária.

Para tanto, contamos com a participação de dois dos nossos Professores, o Cleudison Bastos e o Me. Mário Bastos que dividiram a pauta de debates e reflexões jurídicas com os Convidados, Prof. Pablo Peterson e a Prof.ª Izabel Jordão (Presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB-BA), que substituiu a Prof.ª Luana que, em razão de um acidente sofrido na véspera, não pôde participar do nosso evento.

O debate foi caloroso, passeando por vários pontos relevantes da Reforma Trabalhista e da Reforma Previdenciária, lançando mão de reflexões críticas, dando uma abordagem técnica que desvenda o apelidado "Pacote Temer de Maldades" e demonstrou os retrocessos aos quais o país estará condenado caso tais medidas sejam aprovadas.

Assim, depois de vasto debate com espaço a questionamentos da plateia, a nossa XIII Semana Jurídica chega ao Fim.

O Evento mais uma vez foi um sucesso, não apenas por conta das temáticas relevantes e abordagens interessantes apresentadas, mas, principalmente por conta do apoio do nosso alunado que lotou os três dias do evento, participando efetivamente da nossa atividade acadêmica e atestando que estamos no caminho certo.

Agradecemos aos palestrantes, ao Apoio de todos que direta e indiretamente contribuíram com o sucesso do nosso evento.

Um cordial abraço a todos,

XIV SEMANA JURÍDICA
30 e 31 de Outubro e 1º de Novembro de 2017
Coordenação Científica: Prof. Me. Clever Jatobá 

Conforme programação do Calendário Acadêmico, às 19 horas dos dias 30 e 31 de Outubro e 1º de Novembro de 2017, no Auditório Térreo da UNIFASS, foi realizada a XIV SEMANA JURÍDICA DA UNIFASS.

O tradicional evento do Curso de Direito teve mais uma vez a Coordenação Científica do Prof. Clever Jatobá - Coordenador do Curso de Direito.

Após a abertura oficial do Evento pelo Prof. Clever Jatobá, com a composição da mesa pelos palestrantes, a Diretora Acadêmica, Prof.ª Daiane Zappe, deu as boas vindas aos presente. Assim, após a exibição do Hino Nacional Brasileiro, deu-se início ao ciclo de palestras. 

O dia 30.10.2017 foi do Direito Criminal. A palestra de abertura ficou a cargo do palestrante convidado, o Juiz Federal, Dr. Fábio Roque, que enfrentou a temática "Dos desdobramentos da Operação Lava-Jato na Jurisprudência do STF"

Em seguida foi a vez da também convidada, a Delegada de Polícia, Dra. Simone Moutinho desvendar os contornos "Da audiência de Custódia"

O encerramento da noite ficou por conta do nosso querido Prof. Franklim Peixinho que fez uma "Aspectos Criminológicos sobre a Lava-Jato".

No dia 31.10.2017, a segunda noite de palestras ficou com o âmbito social. A abertura dos trabalhos ficou por conta da nossa Ex-Aluna, a Advogada Paola Gomes que enfrentou como tema "Relação de emprego dos Refugiados no Brasil"

Em seguida foi a vez dos convidados, Prof. Guilherme Grillo enfrentou como tema a "Reforma Trabalhista".  

O encerramento ficou por conta da Prof.ª Dra. Petilda Vazquez que abordou como tema "Da crise política à crise social".

O encerramento do evento foi no dia 01.11.2017 e, para fechar as atividades, a abertura da noite ficou com o Prof. Ms. Clever Jatobá que abordou como tema a "Multiparentalidade à luz do STF no RE n.º 898.060/SC", desvendando os novos contornos da filiação após o reconhecimento da multiparentalidade pelo STF.



Em seguida foi a vez do Prof. Ms. Rubem Valente tratar sobre a "Responsabilidade Civil nas relações familiares" revelando as possibilidades indenizatórias que eclodem do ambiente familiar.

E, para encerrar o nosso tradicional evento jurídico, a doutoranda, Prof.ª Ms. Dora Diamantino fez suas reflexões acerca do "Nome social e a realidade Trans", debatendo os melindres da preservação da dignidade da comunidade "trans" diante do reconhecimento do "nome social". 

Mais uma vez a tradicional Semana Jurídica da UNIFASS foi um sucesso. Não apenas pela marca da relevância e contemporaneidade dos temas abordados, como pelo brilhantismo das palestras, mas, principalmente pelo toque especial dado pela presença maciça do nosso alunado, que lotou o evento garantindo mais um sucesso de público.

Agradecemos a todos pelo sucesso do evento.

É por estas e outras que, mesmo diante dos percalços do caminho, temos a certeza de que estamos no caminho certo.

Um abraço a todos,

Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito
Faculdade APOIO UNIFASS

FALE CONOSCO:
Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito : cleverjatoba@yahoo.com.br
Diretora Acadêmica: candidamaiffre@faculdadeapoio.com.br
Blog de Direito: direito.apoio.unifass@gmail.com
SITES:
www.faculdadeapoio.com.br
www.unifass.com.br

Um comentário:

  1. Oi Clever, fica aqui o registro da mesa redonda de Penal.

    Abraço.

    Thaís

    ResponderExcluir