sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

A EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO - PARTE 2

        1. A CONSTITUCIONALIZAÇÃO DO DIREITO CIVIL
Prof. Rubem Valente[1]

A Constituição Federal de 1988, abandonando a neutralidade e indiferença das cartas anteriores, implantou uma nova tábua axiológica, uma nova tábua de valores. Em razão dessa realidade, buscou estabelecer critérios para que não ocorressem abusos sendo que os pilares antigos foram mantidos, porém todos sofreram modificações, devido os novos padrões sociais, econômicos e jurídicos.

Depois do movimento de constitucionalização do direito civil, influência direta dos vetores constitucionais na compreensão destes institutos, foi reconhecida a absoluta incompatibilidade do Código de 1916 e dos seus ideais com a norma constitucional. Havia uma absoluta incompatibilidade. Por essa razão, houve a necessidade de editar-se um novo código e esse novo código veio em 2002 (TEPEDINO, 2003).

Dessa maneira, o Código Civil de 2002 deu nova roupagem ao direito privado, atualizando-o e elevando-o ao nível das legislações mais desenvolvidas e avançadas acerca do tema. A parir dessa nova perspectiva, que traduz uma realidade pós-positivista, o direito civil, portanto, enriqueceu-se principalmente com três novos princípios: Função Social, Boa-fé e Equilíbrio Econômico ou das prestações (LOTUFO, 2002). 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

NOVOS PROFESSORES DE DIREITO - 2014.1

Prezados Alunos, Professores e Funcionários,

Cientes de que o Curso de Direito da Faculdade Apoio Unifass está em plena transformação, uma vez que ainda não temos todos os semestres em curso (estamos no 9º semestre), temos realizado a cada semestre um criterioso processo de seleção de Professores para a composição do nosso seleto corpo docente. 

Neste contexto, após a seleção de docentes para o semestre de 2014.1, venho apresentar à nossa comunidade acadêmica os novos integrantes do nosso corpo docente: 

Assumindo a disciplina de Antropologia Jurídica teremos a talentosa Prof.ª Dr.ª Ana Pamponet, Doutora em Direitos Humanos e Desenvolvimento pela Universidad Pablo de Olavide, na Espanha. Acrescentamos, pois, que no próximo semestre a mesma ampliará sua carga horária em nossa IES, assumindo a cadeira de Direitos Humanos.

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

APROVAÇÃO DE MAIS 2 PROFESSORES NO MESTRADO

Prezados Alunos, Professores e Funcionários,

Com grata satisfação venho mais uma vez compartilhar com a nossa comunidade acadêmica o ingresso de mais dois dos nossos docentes no MESTRADO. Desta vez, o feito ficou por conta da Prof.ª Paloma Braga e do Prof. Mário Bastos.

A Prof.ª Paloma Braga foi aprovada como aluna regular do Mestrado em Direito da Universidade Federal da Bahia (UFBa), qual começará a cursar no corrente ano de 2014. 

Por sua vez, o Prof. Mário Bastos, que já era aluno especial do Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (UFBa), acaba de ser aprovado na Seleção para aluno regular do referido Curso de Pós Graduação stricto sensu.

Assim, continuamos a nossa jornada de apoio à qualificação do nosso corpo docente, pois, como já divulgamos em outras ocasiões, a nossa IES optou por não demitir os bons professores especialistas, reconhecendo o talento e qualidade dos mesmos, buscamos incentivá-los a continuar com sua formação acadêmica, dando passos largos à sua capacitação profissional.

Hoje, inclusive, o Curso de Direito da Faculdade Apoio Unifass conta com 27 Professores, onde 1 é Doutor, 14 são Mestres e dentre os especialistas, 7 estão cursando a Pós Graduação stricto sensu

Assim, saúdo aqui os novos Mestrandos, registrando, em nome da IES, meus PARABÉNS ao êxito acadêmico dos nossos professores, que nos orgulham com o SUCESSO desta mais nova conquista. 

É por estas e outras que percebemos que estamos trilhando o caminho certo.

Um Abraço a todos,


Prof. Clever Jatobá
Coordenador de Direito
FALE CONOSCO:

Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direitoclever.jatoba@faculdadeapoio.com.br

Sites:

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

TRIBUTOS EXTRAFISCAIS - PREVENÇÃO



Quando o tributo 
previne acidente de trânsito...
Prof. Milton Vasconcellos[1]

A gritante realidade do trânsito no Brasil não é  surpresa quanto aos números grotescos de pessoas que morrem vitimadas por acidentes de trânsito no Brasil, em números que, segundo a ONU, já chega a cerca de 50 milhões pessoas por ano (ONU, 2011).

Atento a esta terrível realidade foi que o Estado brasileiro, tornou-se signatário de um Tratado que reúne nações de todo mundo voltado ao combate aos acidentes de trânsito, oriunda da “Década de Ação pelo Trânsito Seguro” que envolveu os anos de 2010 a 2020.

Entre as principais causas dos acidentes – Segundo a ONU através do relatório Improving Global Road Safety – estão além de rodovias em péssimas condições, o consumo de álcool, o excesso de velocidade, falta de uso de cinto de segurança, estas últimas três causas voltadas especificamente a má conduta do motorista.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

A EVOLUÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO - PARTE 1

A ESTRUTURAÇÃO DO DIREITO CIVIL BRASILEIRO
Prof. Rubem Valente[1]

Desde os primórdios das civilizações os homens mantêm relações jurídicas das mais variadas, sendo que o direito civil, ramo do direito que regulamenta a relação entres os particulares, que começa antes do nascimento e perdura até depois da morte, expressão evidente da autonomia da vontade nas relações jurídicas, inegavelmente, possui papel de destaque na vida social. Além disso, numa perspectiva moderna, assume ainda papel relevante na proteção de valores existenciais no que toca a esfera de direitos intersubjetivos das relações privadas. 

Por outro lado, a história do direito civil, apesar de muitos fazerem referência ao direito romano, contempla influencias marcantes, em sua estrutura, na modernidade. De Roma trouxemos apenas uma feição residual, porque o corpus iuris civilis abrangia toda a matéria que não fosse Direito Penal. Portanto, a estrutura do direito civil, tal como conhecemos hoje, foi estruturada a partir de 1804, quando da edição do primeiro grande Código Civil da era moderna, o Código Napoleônico – Codede France. Sua importância se deu em razão de ter sido elaborado no momento da ascensão da Revolução Francesa.  Assim, o Código Frances levou para o âmbito jurídico os ideais da revolução francesa: igualdade, liberdade e fraternidade (FARIAS, 2007). 

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

O SUCESSO DA AULA MAGNA - AULA INAUGURAL 2014.1

Prezados Alunos, Professores e Funcionários,

Às 19:30 do dia 06 de Fevereiro de 2014, no palco do Auditório principal da faculdade APOIO UNIFASS, o Curso de Direito promoveu a palestra de AULA MAGNA, como Aula Inaugural do semestre de 2014.1.

O professor Clever Jatobá promoveu a abertura oficial do evento, sendo acompanhado pela Prof.ª Cândida Maiffre apresentando as infinitas transformações pelas quais a Faculdade APOIO UNIFASS tem passado nos últimos anos, assim, juntos, deram as BOAS VINDAS aos alunos, professores e funcionários, iniciando, portanto, as atividades de mais um ano letivo.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

DEFESA DAS BANCAS DE MONOGRAFIA

Prezados Alunos, Professores e Funcionários,

No final do curso da Disciplina de TCC 2, ministrada pelo Prof. Peter Barros, as atividades de Conclusão do Curso tiveram como data final para o depósito dos trabalhos o dia 21/01/2014. Nesta data o Prof. Peter Barros ministrou para seus alunos uma Aula sobre a Defesa Oral dos Trabalhos de Conclusão de Curso, passando dicas para uma boa apresentação dos trabalhos.


O planejamento de datas e horários das defesas orais foi previamente divulgado pela Coordenação do Curso de Direito aos alunos tanto via e-mail, quanto pelo BLOG DE DIREITO.

As defesas dos trabalhos que estavam planejados para a semana de 27 a 31/01/2014, aconteceram em dois dias, quais sejam o dia 29/01/2014 e 31/01/2014, tendo a apresentação dos trabalhos de conclusão de curso realizadas de modo que o processo foi devidamente concluído a contento.

Um abraço a todos,

Prof. Clever Jatobá
Coordenador de Direito
 
 
FALE CONOSCO:
 
Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direitoclever.jatoba@faculdadeapoio.com.br
 
Sites:

VOLTA ÀS AULAS - 2014.1

Prezados Alunos, Funcionários e Professores,

É com grata satisfação que retomaremos hoje, dia 03 de Fevereiro de 2014, as nossas Atividades Acadêmicas, dando início ao nosso 1º Semestre Letivo do Ano.


A volta às aulas é sempre uma satisfação. Momento de reencontrarmos os colegas, rever os Professores, de conhecer novas pessoas e até de fazer novas amizades, num contexto engajado no processo de formação profissional.

Damos as BOAS VINDAS a todos nossos Alunos, Funcionários e Professores, mas, em especial, aos calouros e aos novos professores que doravante passam a integrar a Família da Faculdade APOIO UNIFASS.

Que todos sejam muito BEM VINDOS ao Semestre de 2014.1 do Curso de Direito da Faculdade APOIO UNIFASS.

Abraço,

Prof. Clever Jatobá
Coordenador de Direito
 
 
FALE CONOSCO:
 
Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: clever.jatoba@faculdadeapoio.com.br
 
Sites: