sexta-feira, 22 de agosto de 2014

AULA MAGNA 2014.1

Prezados Alunos, Professores e Funcionários,
 
Conforme anteriormente anunciado, às 19 horas do dia 21.08.2014, no Auditório Térreo da Faculdade APOIO UNIFASS tivemos a AULA MAGNA do Curso de Direito, como marco inaugural do 2º semestre letivo do corrente ano.
 
Desta vez, com o auditório lotado pelos alunos e professores da Faculdade, tivemos a honra de contar com a Palestra da Ex Ministra do STJ, Dra. Eliana Calmon, qual brindou a todos com a Palestra "O Poder Judiciário na Constituição de 1988”.
 
O Evento foi Coordenado Cientificamente e presidido pelo Prof. Clever Jatobá, Coordenador do Curso, que, após a realização da composição da mesa, teve seu início oficializado pela execução do Hino Nacional Brasileiro, após o qual, fora passado a palavra à Diretora Acadêmica da Faculdade, Prof.ª Cândida Maiffre Ribeiro Costa, qual deu as boas vindas aos presentes, registrando a satisfação de poder dar início a mais um semestre letivo, ressaltando, ainda, a importância de termos em nossa AULA MAGNA inaugural do semestre a presença de uma palestrante da envergadura da Dra. Eliana Calmon.
 
A mesa foi composta pelo Coordenador do Curso, Prof. Clever Jatobá, pela Diretora Acadêmica, Prof.ª Candida Maiffre Ribeiro Costa, por uma representando do corpo docente, Prof.ª Adriana Aureliano e pela palestrante da noite, a Dra. Eliana Calmon.
 
Após as solenidades de praxe, passou-se a palavra para a Dra. Eliana Calmon, qual traz em seu currículo a experiência de ter sido Procuradora da República (PE), Juíza Federal (BA), Ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Corregedora Nacional do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), sendo, atualmente, candidata ao Senado Federal.
A palestra da Ex-Ministra brindou a todos os presentes com a riqueza de conteúdo e cultura, onde a mesma começou começou sua explanação pela evolução do Judiciário, fazendo um escorço histórico desde os tempos do Código Francês de Napoleão e suas influências pelo mundo à fora, até alcançar a cenário do Judiciário Brasileiro.
 
Com a experiência de quem ingressou na Magistratura no final da década de 70, a palestrante passeou pela transição do Judiciário desde a sua concepção antes da Constituição Federal de 1988, desenhando a sua evolução com base nos influxos democráticos da Carta Magna Brasileira de 1988, concebendo episódios históricos marcantes que colocaram o Judiciário em xeque-mate, bem como, os episódios que impuseram ao Direito Contemporâneo uma grande transformação, como, por exemplo, a edição do Código de Defesa do Consumidor.
 
Neste salutar e enriquecedor escorço histórico, a mesma abordou sobra a Criação do Conselho Nacional de Justiça, e as transformações acerca da sua compreensão nos últimos anos, sinalizando a importância atual do órgão, principalmente no combate à corrupção no Judiciário, um dos fatos que ocasiona o descrédito do Judiciário perante a Sociedade Brasileira.
 

Neste contexto, a mesma recheou sua palestra com exemplos concretos, contando alguns episódios vivenciados quando da sua atividade como Corregedora Nacional do CNJ.
 
A Ex-Ministra fechou com chaves de ouro sua explanação, abrindo espaço para o debate, respondendo perguntas e, por derradeiro, apresentando um vídeo da canção Hino da Cidadania, que emocionou a todos, por colocar em xeque-mate a dura realidade do povo pobre e excluído socialmente pelo Poder Público e autoridades políticas.
 
Após o encerramento da palestra, o Prof. Clever Jatobá passou às suas mãos o Certificado da palestra e a Diretora Acadêmica, Prof.ª Cândida Maiffre a homenageou com um belíssimo arranjo de flores.
 
Para encerrar as solenidades da Aula Magna, foi exibido o vídeo institucional, apresentando a todos o Grupo UNIFASS – Mantenedora – e a Faculdade Apoio, permitindo aos presentes conhecer um pouco da história de sucesso da nossa IES.
 
Diante de tudo que se vivenciou, registramos aqui o sucesso do evento, ao tempo em que agradecemos à Ex-Ministra, Dra. Eliana Calmon pela sua brilhante participação, assim como agradecemos ao Prof. Mário Bastos pela sugestão da palestrante, ao aluno Wellington Mendes (2º semestre de Direito) por ajudar a intermediar o contato da Coordenação com os assessores da Ex-Ministra, Juvêncio Neves e Rejane Oliveira, aos quais registramos nosso sincero agradecimento pela atenção e empenho em viabilizar nossa Aula Magna.
 
Por tudo vivenciado e acima mencionado, constatamos o flagrante SUCESSO de mais um evento do Curso de Direito, de modo a temos a certeza de que estamos no caminho certo.
 
Um cordial abraço a todos,
 

Prof. Clever Jatobá
Coordenador do Curso de Direito

FALE CONOSCO:
 
Faculdade APOIO UNIFASS (71) 3379-3357
Coordenador de Direito: cleverjatoba@yahoo.com.br 
Diretora Acadêmica: candidamaiffre@faculdadeapoio.com.br 
 
Sites:
www.unifass.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário